Voltar

API: Conectividade, facilidade e integração

API: uma ponte para de conexão entre sistemas

No universo dos desenvolvedores, a API (em tradução para o português, Interface de Programação de Aplicação), é um verdadeiro sonho realizado em forma de solução prática. É um conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes softwares se comuniquem entre si, definindo como o software deve se comportar em relação aos outros componentes, podendo ser uma biblioteca, sistema operacional, serviço na nuvem ou qualquer outro tipo de operação. É um sistema de solicitações e respostas. O resultado? Facilidade e flexibilidade para desenvolvedores na hora de criar novos sistemas, já que com as API’s não é necessário criar códigos personalizados para cada função que um programa for executar, pois já oferecem padrões de arquitetura.

As APIs são fundamentais para o desenvolvimento de softwares modernos, pois permitem que os desenvolvedores integrem e automatizem funcionalidades, e também tornam possível o compartilhamento de dados com clientes e outros usuários externos. Para facilitar a sua implementação, é necessário que as API’s tenham uma documentação clara e objetiva.

 

As API’s estão mais próximas do que você imagina

Se você utiliza algum tipo de app ou se é adepto às redes sociais, com certeza as API’s fazem parte do seu dia a dia: nos aplicativos de mensageria, por exemplo, são as API’s que integram a lista de contatos salva no dispositivo com os contatos dos aplicativos; O Spotify tem uma API que possibilita compartilhamento de faixas no Instagram; quando você faz compras online, saiba que uma API é responsável por fazer a integração com a operadora de cartão de crédito, que por sua vez, pode ou não autorizar a compra. Todo o contexto da internet está envolto pelas API’s, que possibilitam as trocas de dados e deixam as plataformas mais dinâmicas. Elas ainda podem ser classificadas de acordo com suas características e objetivos, podendo ser de caráter público ou privado.

API pública

Uma API pública é projetada para ser acessível a desenvolvedores externos à organização que a disponibiliza. Ela permite que terceiros desenvolvam aplicações que interajam com os serviços ou dados oferecidos pela organização. Geralmente, uma API pública é bem documentada, possui um processo de autenticação claro e pode ter limitações de acesso dependendo do modelo de negócio. Alguns exemplos são o Google Maps API, que permite que desenvolvedores incorporem mapas interativos em seus aplicativos e websites, além de acessar informações de localização e rotas e o Facebook Graph API, que permite aos desenvolvedores acessarem dados públicos do Facebook, como informações de perfil, postagens e fotos, para integrar funcionalidades sociais em aplicativos externos.

API privada

Uma API privada é desenvolvida e mantida para uso interno dentro de uma organização ou entre parceiros específicos. Ela não é projetada para ser acessada ou utilizada por desenvolvedores externos não autorizados, sendo a segurança e o controle de acesso os principais tópicos a serem priorizados, já que protegem dados sensíveis e mantêm a integridade dos sistemas corporativos. Um exemplo é a API de autenticação, que garante que apenas usuários autorizados tenham acesso a determinados recursos e dados.

API REST

E no auge da tecnologia, surge também a solução API REST (Representational State Transfer) que é um estilo de arquitetura utilizado na concepção de APIs para sistemas distribuídos na web. Dentre as principais características e benefícios, estão a arquitetura cliente-servidor, que é a separação das preocupações de quem consome dados e de onde os dados são armazenados ou processados; Stateless, cada requisição do cliente ao servidor contém todas as informações necessárias para entender e processar a requisição, sem depender de qualquer estado mantido no servidor; Métodos HTTP: Utiliza os métodos HTTP (GET, POST, PUT, DELETE) para realizar operações básicas de criação, leitura, atualização e deleção de dados.

 

Bee.API: segurança e facilidade para a sua comunicação entre sistemas

Nós entendemos que desenvolver uma interface para construir uma integração de dados com outras plataformas ou com outros sistemas pode ser um desafio caro para a sua empresa. Por isso, a Bee.API surge como uma plataforma de geração de API que automatiza o processo de construção, documentação e proteção de API REST para as suas integrações em até 5 minutos! Com a nossa solução, você poderá contar com uma API integrada, bem documentada e segura, com diversas fontes de dados como MySQL, SQL Server, Oracle, AWS RedShift, AWS S3, Azure Blob, Google Cloud Provider, arquivos texto, csv e até mesmo planilhas Excel!

A Bee.API é escalonável, permitindo que diferentes tipos de clientes, como navegadores da web e aplicativos móveis, interajam com o sistema de forma eficiente. É sem estado e portátil, funcionando de qualquer lugar e você ainda pode gerar APIs instantaneamente e de forma segura, integrando-se com mais de 20 bancos de dados diferentes, inclusive serviços de Big Data.

Além de tudo isso, nosso suporte é especializado em SQL! Geramos endpoints REST automaticamente para esquemas, parâmetros, paginação, classificação, procedimentos armazenados e parâmetros de API para filtros complexos e mais!

Venha fazer parte do futuro da comunicação entre sistemas com a Bee.API!

Juntos, transformamos desafios em soluções inteligentes.

Fique por dentro das novidades e saiba de tudo o que podemos fazer por você e o seu negócio.